Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

29 setembro 2010

DO FUNDO DO CORAÇÃO... OBRIGADA!

Hoje não vou falar dos avanços da loja, nem da contagem decrescente para a inauguração, nem nada disso! Hoje vou, muito simplesmente, dedicar esta postagem a todas as pessoas, amigas e desconhecidas, que me têm contactado e enviado mensagens de apoio e de força. Aos meus Filhos, que são a minha vida, a minha força, a minha alegria, a minha esperança, à minha Avó Bé, que "anda sempre a reboque" comigo, para todo o lado e me ajuda mais do que qualquer pessoa, à minha grande amiga Lena, que sempre acreditou em mim e me incentivou a descobrir o meu caminho (uma das melhores coisas que o curso de Direito me deu foi a tua amizade!), aos meus pais e ao meu irmão, que mais presentes ou mais ausentes, também me apoiaram sempre e, por fim, mas não menos importante, a todas as pessoas que têm visitado o blog da Costureta & Converseta e que, quer através de comentários, quer através de emails, me têm enviado mensagens maravilhosas de apoio, muita sorte e coragem. A todas elas eu quero mandar um grande beijinho, um obrigada do tamanho do mundo e retribuir em gratidão e amizade tudo o que me têm dado.

28 setembro 2010

A CALMA QUE ANTECEDE A TEMPESTADE

Hoje foi um dia calmo e pacífico... Demais, se querem saber! Falta receber 5 encomendas (conferir facturas, dar referências, marcar e arrumar), fazer o outdoor da loja, receber a registadora, marcar os preços todos (ainda não marquei nada!!), dar uns retoques na decoração da loja (está demasiado "nova"), terminar os convites para a inaguração, comprar as coisas para a inauguração, decidir o que comprar para a inauguração, pensar na roupa que vou usar na inauguração (não tenho muitas opções porque 2/3 da minha roupa ainda não me serve - ainda tenho "4Kg da minha filha" para perder - tudo nas coxas - malvadas!!), arranjar calmantes para tomar antes, durante e após a inauguração e, mais importante, sobreviver à inauguração!
Nota-se que estou nervosa?
Bem, como tenho recebido queixas da minha amiga Lena por causa da falta de fotografias nos posts, vou mostrar-vos uma relíquia que vai estar em lugar de destaque na Costureta & Converseta: a Máquina Registadora do meu Avô Acácio. A minha vontade imensa de ter uma loja, muito provavelmente vem dos tempos maravilhosos que passei na loja dos meus Avós: o Bazar Galeão (Praça Sousa Oliveira, Nazaré). Cachopa de 3 anos e o que eu queria era atender os fregueses, fazer embrulhos e dar à manivela na Registadora! Embrulhava tudo o que me aparecia à frente. Depois andavam os meus avós malucos à procura da calculadora, das canetas, da fita métrica... estava tudo embrulhadinho num canto do balcão. Muito ralhava o meu Avô comigo: "O papel é muito caro, não é para estragar!" Era muito forreta nessas coisas!
Quando o meu Avô faleceu tive o maior desgosto da minha vida. Nunca acreditei que isso fosse acontecer comigo e com ele. Só os Avós dos outros é que morriam, o meu não. Eu estava grávida do meu filho, de 7 meses e meio, e até hoje não me conformo por ele nunca ter conhecido o meu Avô. Nessa altura a minha avó fechou a loja e veio para Lagos. Uma das coisas que trouxe com ela foi a Registadora antiga da loja. A Registadora foi para casa da minha Mãe e esteve no chão, num canto do Hall de entrada a apanhar pó durante meses, quase um ano! Fazia-me pena, pois sentia que ela era um bocadinho minha e se havia pessoa que tinha um especial apreço e sentimento de pertença em relação a ela, esse alguém era eu. Ganhei coragem e pedi-a à minha Avó. A minha Avó deu-ma e eu trouxe-a imediatamente para minha casa. Tem estado no meu Ateliê, na minha mesa de trabalho a fazer-me companhia. No Domingo levei-a para a loja e a minha avó passou os últimos dois dias a limpá-la. Está linda! A minha Avó disse-me que o meu Avô, onde quer que esteja, está muito feliz por a Registadora estar ali, na minha loja. Se Deus quiser, há-de trazer-me muita sorte!

27 setembro 2010

CONTAGEM DECRESCENTE!

Faltam 4 dias! Nem acredito... E ainda tenho tanto que fazer.... E ainda falta receber tanta coisa...
A loja já está pronta a funcionar com o que chegou até agora, que corresponde a cerca de 80% do que encomendei. No entanto, as coisas que ainda não recebi, nomeadamente tecidos e trapilho, em termos visuais fazem muita falta porque enchem muito as prateleiras.
Agora vou contar-vos uma coisa que vos vai fazer rir: todos os dias tenho treinado! Ponho-me atrás do balcão a atender clientes imaginários e a treinar como vou cumprimentá-los, a treinar medir os tecidos e as fitas e como vou mostrar o que me pedirem... Enfim... Tolices! Patetices de quem está radiante com a nova vida que se aproxima. Patetices de quem está realmente feliz com um sonho tornado realidade.
Digo-vos uma coisa: os meus filhos estão em primeiro lugar em tudo! Não existe nada neste mundo que se sobreponha a eles. Ser Mãe é a experiência mais valiosa desta vida! Mas pela primeira vez, (PRIMEIRA VEZ NA VIDA!) vou fazer uma coisa que EU GOSTO e que EU ESCOLHI para mim.E esta sensação é, simplesmente... das melhores que já experimentei!

25 setembro 2010

EXAUSTA, MAS FELIZ...

São 22h18 mas parece que já são 3h da manhã... Estou tão exausta que nem acredito. Estou a escrever mas sinto os olhos a fechar de tanto sono que tenho!
Passei os últimos 2 dias a desdobrar e dobrar tecidos. A maior parte dos tecidos que já tenho na loja, em largura, não cabe nas prateleiras. O mais irritante é que não cabe por 2 ou 3 cm. Dá vontade de pegar na tesoura e cortar aquele bocadinho parvo que está a mais.
Como cortar o "bocadinho parvo" não é opção, lá andei eu e a minha avó, estes dias, a desenrolar as peças de tecidos e a dobrá-las de forma a que coubessem nas prateleiras.
Estou tão cansada que nem consigo escrever nada que vos apeteça ler. Vamos fazer o seguinte: vou dormir, descansar o que conseguir, já que a minha filha ainda mama umas 2 ou 3 vezes durante a noite e o meu filho anda numa fase complicada, e amanhã, com a minha inspiração recuperada, conto-vos como estão estes últimos preparativos.
Um pequeno esclarecimento: foi-me sugerido que colocasse fotos da loja nestas últimas postagens. Não o fiz de propósito. Não quero desvendar a imagem da loja antes da abertura. Viram a loja vazia e agora já só a vêem terminada. Os entretantos ficam entregues à imaginação de cada um!

23 setembro 2010

DOBRANDO TECIDOS.... CONTANDO MEADAS....

Doem-me os dedos de cortar cartão! Os tecidos que recebi até agora, ou não estão dobrados convenientemente ou, estão, mas não cabem nas prateleiras. Ou seja: fui comprar cartão bem grosso e cortei-o com 20cm de largura e com o comprimento das prateleiras para dobrar os tecidos à volta do cartão e poder arrumá-los todos bonitinhos. É difícil..... O cartão é duro que se farta, quase que parte a tesoura. Os tecidos, vêm em peças de 10m, que tenho de desdobrar e redobrar com a largura que me convém.... E estou à espera de mais tecidos.... Não sei o que me espera....
Entretanto há uns dias chegaram os dois expositores de meadas de ponto cruz. eu conferi um, a minha avó conferiu outro (cada um tem 21 gavetas, com 12 divisórias cada uma; cada divisória corresponde a uma cor e de cada cor vêm 6 meadas). Uma trabalheira imensa, até porque os expositores foram entregues de patas p'ró ar e as meadas sairam todas das respectivas divisórias. Só vos digo uma coisa: arrumar aquilo foi trabalho de chinês! Ontem, estava a pensar "na morte da bezerra" mas, sem motivo nenhum, estava a olhar para os ditos expositores e de repente tive um ataque!!! Eram iguais! Houve uma troca no armazem e mandaram dois expositores iguais.... Ia-me dando uma coisinha má! Liguei p'ra lá, resolveu-se tudo, blá, blá, blá. Hoje chegou o expositor em falta e amanhã recolhem o repetido.
O dia de hoje resumiu-se ao seguinte: Moi a dobrar tecidos e a Avó Bé a contar meadas (a minha avó é tipo um duende do Pai Natal, mas é o meu duende, anda sempre comigo e ajuda-me em tudo!). A minha filha esteve sempre lá connosco mas esteve chata. Fez uns soninhos de passarinho e fartou-se de refilar. Já há dois dias que não temos um "code brown" e ela está um bocado incomodada. O meu filho lá anda, a habituar-se à escola, resignado com esta vida nova, coitadinho... Ainda há-de chegar o dia em que chora porque vai embora, em vez de chorar porque lá fica.

22 setembro 2010

E A LOJA VAI-SE COMPONDO....

A loja começa a parecer uma loja! Falta arrumar tudo e receber ainda algumas encomendas, nomeadamente tecidos e trapilho. Nos últimos dois dias limitei-me a conferir facturas e a inserir os produtos no meu super organizado, embora arcaico, sistema de gestão: tabelas manuais. Eu comprei um software de gestão para comércio a retalho, mas gosto tanto de papel, de escrever referências e descrições de artigos, de folhear um dossier cheio de fichas de produtos.... Eu sei... devia ter nascido há 100 anos! Vou utilizar o software na mesma porque sim! Mas enquanto as minhas queridas tabelas resultarem, vou mantê-las... Dá-me imenso prazer! Afinal de contas, ter um negócio não é só pensar em cifrões! Um negócio tem de partir do prazer que temos com ele e crescer até se tornar numa forma de viver fazendo aquilo que gostamos.

20 setembro 2010

OS MÓVEIS CHEGARAM!

Sexta-Feira foi um dia muito comprido! De manhã recebi uma encomenda gigantesca e passei o cheque mais chorudo de toda a minha vida.... Eram 16 volumes, alguns maiores do que eu! O entusiasmo era imenso, pois dentro daquelas caixas estavam todas aquelas coisinhas de retrosaria que eu adoro: fitas, tecidos, rendas, bordados, linhas, galões, e muito mais! Eu estava com um formigueiro nos dedos para começar a abrir as caixas todas e deliciar-me no meio da confusão. Mas não podia.... Nessa tarde chegavam também os móveis e a confusão já seria mais que suficiente. Estava de saída para almoçar quando toca o telefone. Era o rapaz da transportadora a dizer que chegariam em meia-hora. Vi o almoço por um canudo! Ainda bem que tinha sobrado meio croissant do pequeno-almoço. Ainda bem que tenho 6Kg para perder! Almocei as "reservas de gordura" que a minha filha me deixou!
Os rapazes chegaram e começaram a descarregar. Ou melhor a descarregar e a montar gradualmente, porque tivémos de fazer uma gestão do espaço o mais inteligente possível. Eu aproveitei que tinha de lá estar para ir desempacotando as coisas e fui empilhando no sofá, que eles entretanto já tinham posto no sítio definitivo.
 Os pormenores do resto do dia não interessam muito, sobretudo a quem está habituado a montar movéis da IKEA. Depois do primeiro, são todos iguais! Mas há uma coisa muito importante que faço questão de dizer. Ou melhor: faço questão e sinto-me na obrigação de relatar o que se passou nesse dia. Os rapazes que foram entregar e montar os móveis sairam de Lisboa pelas 7h da manhã, fizeram 2 entregas em Albufeira e estavam à porta da minha loja mais ou menos às 13h40. Sairam de lá às 03h da manhã. Sim, é verdade, leram bem: 03h da manhã!!! O que escandaliza nesta situação, para além da quantidade absurda de horas de trabalho, é.. por onde hei-de começar?
1 - Quando sairam da loja estavam a trabalhar há cerca de 20h, com uma viagem de 300 km incluida, e sem serem pagos pelas horas extraordinárias.
2 -  O absurdo do volume de trabalho que lhes foi imposto não lhes permitiu almoçar e só jantaram, e digo isto não para me vangloriar mas para deixar bem claro que se não fosse desta forma eles não jantariam de todo, porque eu fui buscar pizzas e impus uma pausa para comer. Se não fosse assim, eles teriam trabalhado 20h sem nada no estômago.
3 - Tinham de regressar a Lisboa nessa noite, fazer 300km, às 03h da madrugada, depois de 20h de trabalho, e fazer a viagem pela estrada nacional, pois a empresa não paga portagens.
4 - Às 07h da manhã tinham que se apresentar novamente ao serviço para mais um dia de trabalho.

Devo dizer que estou absolutamente chocada com as condições de trabalho impostas por esta empresa. Mais: eles contaram-me que a maior parte dos colegas deles, com o serviço terminado, ou não, sai de casa do cliente às 19h. Percebo que o façam, mas é complicado: eles merecem ser respeitados e trabalhar em condições dignas e, acima de tudo, legais; por outro lado, o cliente pagou à empresa para lhe fornecer o serviço e tem direito a que seja executado até ao fim. O Fábio e o Emanuel chegaram à porta da minha loja, com um sorriso nos lábios, atenciosos, montaram os móveis todos (e bem montados!!), colocaram-nos nos sítios que eu indiquei, ajudaram-me a desempacotar e montar os expositores que recebera e que nada tinham a ver com a encomenda que me estavam a entregar e, apesar do cansaço e das condições de trabalho, nunca deixaram de ser simpáticos e atenciosos comigo. Pelo contrário: foi até um dia muito bem passado, pois nenhum de nós paga imposto para falar e fomos conversando enquanto trabalhávamos. Fábio e Emanuel, tenho que vos agradecer pelo vosso profissionalismo e pela simpatia e gentileza que demonstraram para comigo. Do fundo do coração, MUITO OBRIGADA!

16 setembro 2010

FINALMENTE, O RECHEIO!!

Pensei que este dia não ia chegar nunca!!! Recebi hoje a primeira encomenda. À excitação de ter recebido o meu primeiro pedacinho de stock, junta-se a decepção de terem sido fechos-éclair.... Confesso que preferia ter recebido em primeiro lugar coisas mais emocionantes, como os expositores de linhas, ou as fitas de viés decorativas, as rendas ou os bordados lindíssimos, os tecidos.... mas não.... tinha de ser os fechos.... Paciência.
Apesar de tudo, ainda me entretive a contar fechos e a conferir a factura. Tenho de aproveitar bem estes primeiros tempos em que até isso me entusiasma, pois em breve conferir facturas talvez se venha a revelar uma tarefa mais aborrecida. Mas, para já, acho fascinante!!!
Estive 2 semanas parada com tudo atrasado e agora acontece tudo ao mesmo tempo. Amanhã chegam os móveis e 90% daquilo que encomendei. Dá para acreditar na pontaria? Vai ser caótico: caixas e caixotes por todo o lado, homens de entregas e montagens por todo o lado, todos a empatar todos, e eu e a minha filha perdidas algures no meio da confusão. Para animar a festa, o meu filho sai da escola à hora a que chegam os móveis (entra em acção a minha mãe), e a minha avó chega no expresso vindo da Nazaré em plena algazarra.

13 setembro 2010

COSTURETA & CONVERSETA - OS PREPARATIVOS III

A viagem a Lisboa foi muito útil e enriquecedora! Visitei muitos armazéns, visitei muitas Retrosarias e Casas de Tecidos, conversei com muitas pessoas e estabeleci contactos muito importantes para mim!
Devo dizer que, não obstante a minha estadia lá ter sido quase na totalidade preenchida por idas a armazéns e lojas, o que para mim representa diversão que nunca mais acaba, o que eu mais gostei nesta viagem, foi a ida ao Zoo. Desde que nasceu o meu filho, que está prestes a fazer 2 anos, que eu aguardava ansiosa e impacientemente pelo dia em que o levaria ao Zoo. Sempre pensei que esta seria a idade ideal, pois ele já conhece os animais todos e tem idade suficiente para ficar excitadíssimo com a possibilidade de os ver ao vivo. Assim foi! Ele adorou e eu delirei!
Voltando ao que nos interessa: os móveis atrasaram-se e as encomendas ainda não chegaram. Tirando as compras que fiz em Lisboa e a Bernardete, a loja ainda está vazia. Hoje lá estive novamente com a Ana Maria. Ela terminando o que faltava limpar e eu arrumando e organizando as coisas que já lá tenho, tarefa que se revelou difícil considerando a inexistência de mobiliário.
Espero que chegue ainda esta semana, pois começo a ficar nervosa com os prazos. Não quero, de todo, adiar a inauguração.

07 setembro 2010

Já tenho a Bernardete!

A "Bernardete" chegou! Não esperava vê-la antes do final desta semana mas como consegui vir a Lisboa pude antecipar a recepção da peça mais especial da "Costureta & Converseta"!
Já tinha visto a fotografia da Máquina e o facto de a achar linda e de estar em excelentes condições foi determinante para a decisão de a comprar, mas quando a vi, mesmo à minha frente, tenho de confessar: superou as minhas expectativas! É maravilhosa! Mal posso esperar por experimentá-la! Mas isso, só poderei fazer quando regressar a Lagos. Gostaria muito de inspirar as pessoas através da Bernardete. Eu tenho uma Pfaff com 70 anos, a "Margarete" que foi a minha inspiração para este projecto. Agora gostava que a "Bernardete" produzisse um efeito semelhante nas pessoas que a utilizarem. Costurar numa máquina destas tem um "feeling" especial, tem um "sabor" diferente... Acho que as pessoas vão conseguir perceber isso e vão certamente apreciar a experiência.

Costureta & Converseta - Os Preparativos II

Os preparativos continuam.... em Lisboa! Há muitos armazéns para visitar e muitas ideias a fermentar!... A Costureta & Converseta vai ser uma Retrosaria um passo à frente, em todos os sentidos! Desde o conceito de todo o espaço, até ao conjunto de artigos e materiais à disposição dos clientes. Dai que, enquanto espero pelos móveis e pelo stock que já encomendei, decidi fazer um tour por alguns armazéns e "cuscar" algumas lojas, para poder trabalhar melhor as minhas ideias. Aceito sugestões!

03 setembro 2010

Procuro peças artesanais para exposição e venda na Loja

Caros colegas Artesãos, a "Costureta & Converseta", para além de ser uma retrosaria tradicional é, como podem ler no blog, um espaço diferente com inúmeras vertentes. Uma dessas vertentes é a divulgação do bom artesanato português desde o mais tradicional, ao mais moderno. Fiel à ideologia do espaço, convido todos os que tenham peças únicas, tradicionais, modernas, criativas a expô-las na Loja com o objectivo duplo de as vender e de promover o trabalho de cada artesão. As peças que forem entregues na Loja com este propósito terão sempre lugar de destaque nas montras. Serão ainda promovidas neste blog.

Costureta & Converseta - Os preparativos I

A minha grande aventura está prestes a começar! Sonhei, planeei e estou a concretizar. As burocracias estão superadas e o trabalho propriamente dito começou esta semana. O espaço estava a precisar de uns retoques e esta semana foi dedicada a isso mesmo: tapámos os buraquinhos todos deixados pelos anteriores inquilinos, pintámos as paredes, demos uns retoques nos rodapés e limpámos a loja de cima a baixo. Quer dizer, falta limpar só os vidros... Fica para 2ªF! A minha grande ajudante nas limpezas foi a Ana Maria, a quem tenho de agradecer, pois fez tudo sozinha. Os meus filhos não me deram muita margem de manobra e monopolizaram-me. Ao final da tarde lá consegui limpar parte da montra com a ajuda do meu filho.Amanhã, para os compensar da semana terrível que tiveram, sempre comigo para todo o lado a tratar de burocracias, vou dedicar-lhes o dia! Os meus filhos são maravilhosos e merecem ser recompensados pelos sacrifícios que fazem diariamente para me acompanhar!