Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

30 setembro 2012

"COSTURETA & CONVERSETA" II PRONTA A INAUGURAR

Hoje foi o dia da Mudança Definitiva! Foram 13h de trabalho! Mas valeu a pena!
Comecei logo às 08h20 da manhã a limpar vidros. Ficaram muito mal limpos, mas entre a Barriga Gigante e a falta de jeito (venha o Diabo e escolha), foi o que se pôde fazer. Amanhã levam uma "segunda de mão".
Depois os rapazes começaram a trazer os móveis que estavam na loja velha e eu ia limpando e arrumando. Tudo muito devagarinho porque não posso abusar, não é?
Quando a manhã estava a chegar ao fim e eu começo a ver tudo tão atrasado em termos de loja e olho para as pilhas e pilhas de livros, pensei: "preciso de voluntários". Fiz 2 telefonemas: consegui 4 voluntários fantásticos que em menos de 2h horas me deram conta daquilo tudo!
À tarde recebi um reforço para a loja: a minha Mãe. Foi uma ajuda preciosa: de manhã fez o "turno das feras" e à tarde o "turno da loja". Aliás, seria injusto se não dissesse que tive ajuda de muitas pessoas: O Nuno e o Rui carregaram as mobílias todas em diversas viagens para trás e para a frente. Os voluntários que recrutei deram conta dos livros todos e pouparam-me horas! A Susana "emprestou-me" o Rui (LOL). A Ana ficou com a filha da Susana para que ela me pudesse "emprestar" o marido. A D. Belinha, a Nazaré e a minha Mãe ajudaram-me a empacotar tudo na loja velha. Enfim, já perceberam a ideia. Tenho muitas pessoas amigas a quem agradecer porque sem elas não teria sido possível toda esta odisseia em tão pouco tempo e no estado em que estou, com os cuidados médicos e restrições a que estou obrigada neste momento. OBRIGADA A TODOS!!
Conclusão: A loja está 90% pronta. Faltam meia dúzia de pormenores e fazer uma última limpeza. Amanhã de manhã lá estarei eu a tratar disso, para ver se ainda tenho algum descanso à tarde. Até porque amanhã à noite dá a minha série preferida do momento e são logo 3 episódios seguidos!! Tenho de vê-los todos!!

26 setembro 2012

"COSTURETA & CONVERSETA" 1 ENCERROU HOJE

Hoje é um dia que não esquecerei.... Foi o último dia na minha loja nº1... É uma sensação esquisita porque é boa e triste ao mesmo tempo. Por um lado sinto o entusiasmo de um novo começo, de uma nova fase que se inicia, com todas as expectativas e medos que isso implica. Por outro lado, sinto uma enorme tristeza porque termina um ciclo de dois anos, dois anos em que aconteceram muitas coisas, fiz muitos amigos, e, no fundo, foi naquele espaço que o meu sonho se concretizou. Isso será sempre inesquecível....
Custa muito ver a loja vazia, sem vida....
Agora anseio por ver a outra loja recheada, cheia de vida e de movimento, fervilhante!!!
Faltam apenas 4 dias para um novo começo.... Pelo menos assim espero... Aqui entre nós, o Bebé não está a colaborar... está a dar cabo de mim! Verdade seja dita, não posso culpar o Bebé pelos meus abusos... Muito tem aguentado ele...Amanhã vamos "passear" ao Hospital do Barlavento e ver em que pé estão as coisas...



25 setembro 2012

WORKSHOP DE COSTURA CRIATIVA

Teve lugar no passado Sábado um Workshop de costura criativa de nível 0. Foram executados 3 projectos simples. Porquê? Primeiro, porque a aluna não tinha quaisquer conhecimentos de costura. Segundo, porque parte brevemente para uma Missão em África e pretende transmitir lá os conhecimentos adquiridos. Uma vez que não tem a certeza da existência de máquinas de costura na Missão, optámos por trabalhos que, executados manualmente não demorem demasiado tempo. Assim, fizemos o tradicional saco português, o Taleigo, uma capa de almofada e um porta-moedas.




No final do Workshop, recebi dois postais com dedicatória. Fiquei muito agradecida e sensibilizada para a importância do trabalho que por lá se faz. Todos nos impressionamos com a vida que estas crianças têm, mas, de facto, são as pessoas como a A., que têm a coragem de largar o conforto das suas casas e ir para lá, que fazem a diferença e que melhoram o dia-a-dia daquelas pessoas.


WORKSHOP DE CROCHÊ: BOTINHAS DE BEBÉ

Lembram-se das Botinhas que a minha aluna da semana passada me deu? Pois bem, a outra aluna que tive nesse mesmo dia ficou "invejótica" e disse logo que também queria aprender a fazê-las. Assim, uma vez que para hoje estava marcada a segunda sessão do Workshop iniciado na semana passada, marcou logo o Workshop de Crochê para a 3ªF da próxima semana.
Esta manhã, porém, apareceu no Ateliê com uma amiga que também queria aprender a fazer as ditas Botinhas... Trocaram-me as voltas e hoje, em vez de trapos, brincámos com lãs! Foi um desatino!! As Botinhas são fáceis de fazer, mas é preciso aquilo a que eu chamo um "clic" para atinar com o ponto e com o esquema. O "clic" estava demorado... Ehehehe... Não conseguiram terminar o trabalho... Se amanhã chover, em vez de irem jogar golfe vão para o Ateliê terminar as Botinhas.

A outra aluna, a que ofereceu as Botinhas, lá foi terminar a almofada dela. Correu muito bem e ficou um trabalho bem feito. Ela ficou contente e orgulhosa. Quando voltar a Portugal fará mais workshops!

20 setembro 2012

PRESENTE PARA O BEBÉ

Uma das minhas alunas do Workshop de Inicição ao Patchwork, ofereceu-me este par de Botinhas para o Bebé! Vem mesmo a calhar, porque em Novembro já faz frio! Curiosidade: Estas botinhas que me ofereceu, aprendeu a fazê-las num Workshop que frequentou no ano passado! Aprendeu bem e não esqueceu a matéria! Disse-me o marido que na família andam todos com botas de lã destas. Ficou fã e "Botizou" a família inteira!


FALTAM 10 DIAS!!!!!

No sábado passado, o meu Ateliê desapareceu..... :) Só fiquei com uma mesa, uma cadeira e 2 máquinas de costura..... De resto, já foi tudo para a Loja Nova. Na próxima semana vai o resto!



BABY SLING

Mais um Baby Sling da Costureta & Converseta.... A minha filhota quando nascer também vai ter um!!!! A todas as Mamãs: não imaginam como é fabulosa esta experiência! Os meus filhos criaram-se enfiados num Sling! É maravilhoso!


WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO PATCHWORK - I

Esta semana teve lugar mais um Workshop de Iniciação ao Patchwork (sessão 1 de 2). As alunas eram estreantes nas técnicas de Patchwork e nunca tinham sequer utilizado uma máquina de costura. Os trabalhos realizados tiveram em conta isso mesmo, por isso, optámos por esquemas bastante simples. O objectivo era que as alunas aprendessem as técnicas básicas e que conseguissem executar o trabalho na perfeição. Ficarão, deste modo, aptas a frequentar o segundo módulo do curso.
Foram-lhes dadas algumas opções no que concerne ao projecto do Workshop.
Uma delas, ansiosa por ter um neto, escolheu fazer uma colchinha de bebé. Escolheu os tecidos e deitou mãos à obra. Do ponto de vista técnico, o trabalho ficou perfeito! Nem parecia ter sido feito por uma principiante! Na 2ª sessão faremos o acolchoamento (quilting) e os acabamentos da peça.
Outra das alunas optou por uma almofada composta por 36 quadrados do mesmo tamanho, numa composição bastante simples, em que se pretendia somente que todos fossem unidos na perfeição.





15 setembro 2012

AS MUDANÇAS JÁ COMEÇARAM!

As Mudanças já começaram na Costureta & Converseta! Estamos em contagem decrescente para abrir a Nova Loja. Faltam 2 semanas!!!
Não se esqueçam: a loja actual estará aberta até dia 27 de Setembro. Encerra dias 28 e 29 e reabre já no novo espaço dia 1 de Outubro. Para quem ainda não sabe a nova morada será: Rua Dr. Paulo Jorge L. Godinho, Lote 7 Loja E, Lagos (Junto à Lavagem de carros Hipo Clean).