Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

20 setembro 2012

WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO PATCHWORK - I

Esta semana teve lugar mais um Workshop de Iniciação ao Patchwork (sessão 1 de 2). As alunas eram estreantes nas técnicas de Patchwork e nunca tinham sequer utilizado uma máquina de costura. Os trabalhos realizados tiveram em conta isso mesmo, por isso, optámos por esquemas bastante simples. O objectivo era que as alunas aprendessem as técnicas básicas e que conseguissem executar o trabalho na perfeição. Ficarão, deste modo, aptas a frequentar o segundo módulo do curso.
Foram-lhes dadas algumas opções no que concerne ao projecto do Workshop.
Uma delas, ansiosa por ter um neto, escolheu fazer uma colchinha de bebé. Escolheu os tecidos e deitou mãos à obra. Do ponto de vista técnico, o trabalho ficou perfeito! Nem parecia ter sido feito por uma principiante! Na 2ª sessão faremos o acolchoamento (quilting) e os acabamentos da peça.
Outra das alunas optou por uma almofada composta por 36 quadrados do mesmo tamanho, numa composição bastante simples, em que se pretendia somente que todos fossem unidos na perfeição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário