Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

20 setembro 2010

OS MÓVEIS CHEGARAM!

Sexta-Feira foi um dia muito comprido! De manhã recebi uma encomenda gigantesca e passei o cheque mais chorudo de toda a minha vida.... Eram 16 volumes, alguns maiores do que eu! O entusiasmo era imenso, pois dentro daquelas caixas estavam todas aquelas coisinhas de retrosaria que eu adoro: fitas, tecidos, rendas, bordados, linhas, galões, e muito mais! Eu estava com um formigueiro nos dedos para começar a abrir as caixas todas e deliciar-me no meio da confusão. Mas não podia.... Nessa tarde chegavam também os móveis e a confusão já seria mais que suficiente. Estava de saída para almoçar quando toca o telefone. Era o rapaz da transportadora a dizer que chegariam em meia-hora. Vi o almoço por um canudo! Ainda bem que tinha sobrado meio croissant do pequeno-almoço. Ainda bem que tenho 6Kg para perder! Almocei as "reservas de gordura" que a minha filha me deixou!
Os rapazes chegaram e começaram a descarregar. Ou melhor a descarregar e a montar gradualmente, porque tivémos de fazer uma gestão do espaço o mais inteligente possível. Eu aproveitei que tinha de lá estar para ir desempacotando as coisas e fui empilhando no sofá, que eles entretanto já tinham posto no sítio definitivo.
 Os pormenores do resto do dia não interessam muito, sobretudo a quem está habituado a montar movéis da IKEA. Depois do primeiro, são todos iguais! Mas há uma coisa muito importante que faço questão de dizer. Ou melhor: faço questão e sinto-me na obrigação de relatar o que se passou nesse dia. Os rapazes que foram entregar e montar os móveis sairam de Lisboa pelas 7h da manhã, fizeram 2 entregas em Albufeira e estavam à porta da minha loja mais ou menos às 13h40. Sairam de lá às 03h da manhã. Sim, é verdade, leram bem: 03h da manhã!!! O que escandaliza nesta situação, para além da quantidade absurda de horas de trabalho, é.. por onde hei-de começar?
1 - Quando sairam da loja estavam a trabalhar há cerca de 20h, com uma viagem de 300 km incluida, e sem serem pagos pelas horas extraordinárias.
2 -  O absurdo do volume de trabalho que lhes foi imposto não lhes permitiu almoçar e só jantaram, e digo isto não para me vangloriar mas para deixar bem claro que se não fosse desta forma eles não jantariam de todo, porque eu fui buscar pizzas e impus uma pausa para comer. Se não fosse assim, eles teriam trabalhado 20h sem nada no estômago.
3 - Tinham de regressar a Lisboa nessa noite, fazer 300km, às 03h da madrugada, depois de 20h de trabalho, e fazer a viagem pela estrada nacional, pois a empresa não paga portagens.
4 - Às 07h da manhã tinham que se apresentar novamente ao serviço para mais um dia de trabalho.

Devo dizer que estou absolutamente chocada com as condições de trabalho impostas por esta empresa. Mais: eles contaram-me que a maior parte dos colegas deles, com o serviço terminado, ou não, sai de casa do cliente às 19h. Percebo que o façam, mas é complicado: eles merecem ser respeitados e trabalhar em condições dignas e, acima de tudo, legais; por outro lado, o cliente pagou à empresa para lhe fornecer o serviço e tem direito a que seja executado até ao fim. O Fábio e o Emanuel chegaram à porta da minha loja, com um sorriso nos lábios, atenciosos, montaram os móveis todos (e bem montados!!), colocaram-nos nos sítios que eu indiquei, ajudaram-me a desempacotar e montar os expositores que recebera e que nada tinham a ver com a encomenda que me estavam a entregar e, apesar do cansaço e das condições de trabalho, nunca deixaram de ser simpáticos e atenciosos comigo. Pelo contrário: foi até um dia muito bem passado, pois nenhum de nós paga imposto para falar e fomos conversando enquanto trabalhávamos. Fábio e Emanuel, tenho que vos agradecer pelo vosso profissionalismo e pela simpatia e gentileza que demonstraram para comigo. Do fundo do coração, MUITO OBRIGADA!

3 comentários:

  1. Ainda querias que fosse eu a montar o móveis!! Nem uma semana chegava para tanta encomenda!! A loja está a ficar muito gira, é a tua cara!

    ResponderExcluir
  2. Cara Catarina, o seu entusiasmo é contagiante, estou "em pulgas" para ver a Retrosaria aberta.
    Esses rolinhos de fitas e rendas e bordados! Também adoro artigos de retrosaria :-)
    A converseta vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mafalda! Às vezes imagino como seria fantástico se as pessoas voltassem a costurar e a bordar coisas em casa como antigamente. Acho que se soubessem como é agradável e relaxante não quereriam outra coisa!
    A Retrosaria está em contagem decrescente para a abertura e eu estou em pânico!! obrigada pelo seu apoio! É muito importante para mim!

    ResponderExcluir