Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

07 outubro 2010

OS PRIMEIROS DIAS....

Antes de contar o que quer que seja, um pequeno desabafo: estou e-x-a-u-s-t-a.........

                          Filhos+Casa+Loja+"Mim"="Exaustidão"

Rotina: Acordar, levantar, lavar-vestir-filho, dar um jeito à casa (dantes seria arrumar e limpar, agora é "um jeito" - isso deixa-me louca, eu que sou obcecada com organização e limpezas), lavar-vestir-alimentar-filha, lavar-vestir-alimentar-"mim", preparar mochila do filho, preparar mochila da filha, preparar almoço "mim", sair de casa. Como vêem, é uma correria! Levar o filho à escola. Ir para aLoja.  Estacionar (perdão pela expressão) no "cu de Judas" porque nas zonas centrais o estacionamento é pago, mesmo para comerciantes, tirar a filha e tralhas do carro, andar a pé até à loja, normalmente a correr porque vou em cima da hora, chegar à loja, limpar e arrumar antes de abrir, abrir. Trabalhar. Arrumar, vender, conversar, planear, criar...........de pé, sempre e com a bebé às costas (ou pendurada sabem bem onde, que é onde a menina gosta de estar), sempre. Só usei saltos nos 2 primeiros dias. Ontem cheguei a casa e não conseguia pôr os pés no chão de tantas dores que tinha. Desisti de ser alta e elegante. Voltei ao rés-do-chão e recuperei a sensibilidade nos pés. Chega o fim do dia. Fechar a loja: fechar a caixa, arrumar, reunir tralhas, pegar na filha, andar milhões até ao carro, até ontem pelo menos, sem sentir os pés, ir buscar o filho à escola. Chegar a casa, exausta, ela a chorar e o ele a berrar com as pilhas a mil. Já me queixei na escola: "Eu pus o meu filho na escola para ele descarregar a bateria e não está a resultar!". Ela com sono e fome. Ele excitado, exausto, com sono, com fome, com mimo, com birra, com "todos"! Descarregar tralhas, dar banho a um, dar banho a outro, vestir um, vestir outro, dar jantar a um, dar de mamar ao outro, deitar um, deitar outro.Dez da noite. "Mim" exausta e com os olhos a fechar.... Cozinha para arrumar, refeições do dia seguinte para preparar, roupa para lavar, casa para arrumar e limpar, blog para actualizar. E no meio disto tudo o gato sempre a roçar-se nas minhas pernas a pedir festas que não tenho tempo para lhe dar e, muito francamente, paciência. Faço o que tenho a fazer. Uma da manhã. Boa! Vai começar o CSI Miami! Sento-me no sofá e adormeço. Acordo à 01h30 com o meu filho a chamar. Duas da manhã. Deito-me na cama e a a minha filha pede para mamar. Duas e meia da manhã. Adormeço. Trê da manhã:o ele chama outra vez. E até às 07h, hora a que me levanto ele ainda chama mais umas 2 ou 3 vezes e ela ainda mama pelo menos mais uma vez. E eu, pobre de mim, durmo às prestações um total de 3 ou 4 horas.

Já desabafei.

Quanto à experiência na loja: ADORO! Não podia estar mais feliz! Estou a fazer o que gosto, pela primeira vez na vida. Tenho uma loja e vendo coisas que adoro! Não há melhor. Todas as pessoas que lá vão, e tenho tido alguma afluência, me dizem o mesmo: fazia falta um retrosaria naquela zona da cidade. E eu respondo-lhes que para continuar ali preciso de clientes! Na segunda feira o movimento foi excelente! Ontem e hoje foi mais fraco, mas estou aberta há 4 dias. Sinceramente não me posso queixar, até porque as minhas vizinhas do comércio têm mandado lá imensa gente!
Tenho muita esperança que tudo corra bem, porque tem de correr bem! Este é o projecto da minha vida, é isto que eu quero fazer e por isso, tenho de dar tudo por tudo! Esta semana ainda estou a ajustar umas coisas na loja: marcar preços e arrumar tudo de forma funcional. Na próxima semana quero começar a produzir! Vem aí o Natal! E eu gostava de fazer, pelo menos, as feiras de artesanato de Natal de Lagos e Loulé.

Para terminar: se passo um dia sem postar as minhas seguidoras queixam-se, por isso resolvi queixar-me da falta de comentários. Vá! É suposto isto ser mais dinâmico!

Um comentário:

  1. Pronto...é oficial, eu admito, estou viciada neste blog!
    Para aqueles que nao conhecem a Catarina aqui vos adianto: isto é só o início...aguardem pelas maravilhas que ainda virão, que serão muitas e fantásticas! Se há pessoa que tenha o dom de criar coisas lindas é a nossa Kiki...e agora o pedido: por favor...que venha o catálogo on line...queremos comprar de lx!!!

    ResponderExcluir