Gosto de costura e bordados desde miúda. Sou antiquada: para mim, um serão perfeito é sentada no sofá a ver televisão e a costurar, bordar ou fazer crochê... O que sei aprendi com a minha avó e através de livros e revistas. Sou autodidacta por natureza. Aliás, acho que parte do prazer que tenho em fazer as coisas, resulta do esforço de ter aprendido sozinha. Este blog é a "extensão virtual" do meu projecto. A "Costureta e Converseta" é um espaço idealizado por mim com imenso carinho. Resulta da combinação entre o que eu sempre quis ter e o que eu gosto de fazer: Uma loja (desde miúda que queria ter uma loja), neste caso, uma retrosaria, e um espaço de convívio, aprendizagem e lazer vocacionado para a costura criativa e decorativa, bordados e lavores em geral. A ideia é trabalhar em boa companhia! Não fique em casa! Venha fazer os seus trabalhos no nosso ateliê, enquanto dá dois dedos de conversa e bebe uma chávena de chá. Temos à sua disposição todo o tipo de artigos de retrosaria e materiais para costura, lavores e trabalhos manuais. Para além disso, no nosso ateliê poderá disfrutar da "Bernardete", uma belíssima PFAFF do tempo das nossas avós!

28 setembro 2010

A CALMA QUE ANTECEDE A TEMPESTADE

Hoje foi um dia calmo e pacífico... Demais, se querem saber! Falta receber 5 encomendas (conferir facturas, dar referências, marcar e arrumar), fazer o outdoor da loja, receber a registadora, marcar os preços todos (ainda não marquei nada!!), dar uns retoques na decoração da loja (está demasiado "nova"), terminar os convites para a inaguração, comprar as coisas para a inauguração, decidir o que comprar para a inauguração, pensar na roupa que vou usar na inauguração (não tenho muitas opções porque 2/3 da minha roupa ainda não me serve - ainda tenho "4Kg da minha filha" para perder - tudo nas coxas - malvadas!!), arranjar calmantes para tomar antes, durante e após a inauguração e, mais importante, sobreviver à inauguração!
Nota-se que estou nervosa?
Bem, como tenho recebido queixas da minha amiga Lena por causa da falta de fotografias nos posts, vou mostrar-vos uma relíquia que vai estar em lugar de destaque na Costureta & Converseta: a Máquina Registadora do meu Avô Acácio. A minha vontade imensa de ter uma loja, muito provavelmente vem dos tempos maravilhosos que passei na loja dos meus Avós: o Bazar Galeão (Praça Sousa Oliveira, Nazaré). Cachopa de 3 anos e o que eu queria era atender os fregueses, fazer embrulhos e dar à manivela na Registadora! Embrulhava tudo o que me aparecia à frente. Depois andavam os meus avós malucos à procura da calculadora, das canetas, da fita métrica... estava tudo embrulhadinho num canto do balcão. Muito ralhava o meu Avô comigo: "O papel é muito caro, não é para estragar!" Era muito forreta nessas coisas!
Quando o meu Avô faleceu tive o maior desgosto da minha vida. Nunca acreditei que isso fosse acontecer comigo e com ele. Só os Avós dos outros é que morriam, o meu não. Eu estava grávida do meu filho, de 7 meses e meio, e até hoje não me conformo por ele nunca ter conhecido o meu Avô. Nessa altura a minha avó fechou a loja e veio para Lagos. Uma das coisas que trouxe com ela foi a Registadora antiga da loja. A Registadora foi para casa da minha Mãe e esteve no chão, num canto do Hall de entrada a apanhar pó durante meses, quase um ano! Fazia-me pena, pois sentia que ela era um bocadinho minha e se havia pessoa que tinha um especial apreço e sentimento de pertença em relação a ela, esse alguém era eu. Ganhei coragem e pedi-a à minha Avó. A minha Avó deu-ma e eu trouxe-a imediatamente para minha casa. Tem estado no meu Ateliê, na minha mesa de trabalho a fazer-me companhia. No Domingo levei-a para a loja e a minha avó passou os últimos dois dias a limpá-la. Está linda! A minha Avó disse-me que o meu Avô, onde quer que esteja, está muito feliz por a Registadora estar ali, na minha loja. Se Deus quiser, há-de trazer-me muita sorte!

2 comentários:

  1. "Não há atalhos fáceis para qualquer lugar digno de ser visitado"...Por isso minha querida só te quero desejar todas as felicidades do mundo...agora que encontraste o teu caminho :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha querida! Neste momento de grande ansiedade e expectativa o que me tem ajudado a ter esperança e a seguir em frente com o meu projecto é o apoio incondicional de amigas como tu!

    ResponderExcluir